Ao ingressar no Ensino Médio o estudante já se prepara para fazer uma das escolhas mais importantes de sua vida: a profissão e a universidade que deseja dar início à vida acadêmica no ensino superior.
O Liceu Santa Mônica – LISAM enfatiza no projeto pedagógico de forma abrangente todas as áreas de conhecimento, a leitura e a interpretação, para aliar a preparação para o vestibular ao desenvolvimento da consciência crítica e atender às exigências do Enem e dos vestibulares mais recentes.
Projeto Pedagógico
O ingresso do aluno no 1º ano, popularizado anteriormente como "Classe de Alfabetização (CA)", oferece aos alunos do LISAM um desenvolvimento global no domínio da técnica de leitura e escrita como elementos essenciais na formação do indivíduo enquanto aprendiz e cidadão. Aliados às diretrizes da Escola, o carinho e a dedicação são verdadeiros alicerces da doutrina pedagógica do Liceu Santa Mônica - LISAM.
A seleção do corpo docente criteriosamente qualificado é um compromisso assumido pela Instituição com o aluno e sua família. O desenvolvimento de valores e competências voltadas para a integração de projetos individuais e, especialmente, coletivos são um dos pilares mais importantes no processo da absorção de conhecimento pelo aluno. Aspectos e conteúdos referentes à grade curricular são estimulados em diversas atividades realizadas no dia a dia.
Há nove anos o Ensino Fundamental está voltado para a inserção do aluno na sociedade por meio da construção de conhecimentos e fortalecimento da identidade pessoal, social e cultural. Através de aprendizagens absorvidas na interação com os processos e referências de pais e professores, os tornando agentes integrantes e participativos da comunidade escolar, o Liceu Santa Mônica - LISAM adota o afeto como condutor do saber.
Muitos alunos se fazem a mesma pergunta. Questionamentos como: onde vou usar espanhol?, ou para que serve? São ouvidos todos os dias nas salas de aula. O espanhol é a 4ª língua mais falada no mundo hoje (depois do chinês, inglês e hindu). É uma das potências linguísticas mais importantes, principalmente para um país da América do Sul. Em nosso continente o Brasil pode ser considerado uma ilha, é o único pais que não tem o espanhol como língua oficial ou 2ª língua. Na questão educativa o espanhol está presente em vestibulares e concursos públicos, lá é um idioma obrigatório para o Ensino Médio desde 2010, e no mercado de trabalho é uma das línguas mais exigidas depois do inglês.
Temos que levar em consideração que o ensino de uma língua estrangeira nunca é irrelevante, principalmente uma língua que está literalmente ao nosso redor, e constante ascensão, como é o caso da língua de ...?
O espanhol não deve ser desvalorizado por ser uma matéria recente no currículo escolar. Há que se levar em consideração sua importância mundial antes de marginalizá-lo. Além do mais é aprendendo o espanhol que teremos um bom relacionamento com nossos vizinhos de continente.
O espanhol deve ser valorizado como uma língua ascendente e necessária em nosso cotidiano.
Em 1978, uma professora, pedagoga e sonhadora, Mônica do Rosário Confort, decidiu transformar em realidade o sonho de dar à sua filha, Cláudia, uma educação que fosse efetivamente de qualidade. Ao trocar o centro de Nova Iguaçu por um bairro do interior, em prol de mais qualidade de vida para a família, optando por uma vida mais próxima à natureza, teve a decepção de não ter encontrado uma escola adequada no local para proporcionar às crianças um ensino que mais se aproximasse das suas melhores expectativas.